terça-feira, 18 de junho de 2013

Inspirações para o são João


XADREZ

Existem registros do uso do tecido xadrez que remontam a idade de ferro na Europa, alguns bons anos antes de Cristo. Bem depois, os escoceses criaram o tecido xadrez para roupa de trabalho. Nos Estados Unidos dos anos 70, era uma roupa associada aos lenhadores. Mas o xadrez já passou por diversos momentos na história: foi a estilista Chanel que o introduziu nas roupas femininas, o punk fez uso do xadrez para quebrar padrões, o grunge o eternizou. Talvez a gente até relacione xadrez ao São João por ser uma festa popular e por ser um tipo de roupa popular, usada ao ar livre. O que importa é que hoje a gente pode usar da forma que a gente quiser, sem medo de ser feliz!.
E o xadrez pode ser usado em blusas, vestidos e até calças, por que não?




JEANS

O jeans também foi criado para servir de uniforme para marinheiros e garimpeiros por ser um tecido resistente. Mas há mais de 50 anos adotamos o jeans e não largamos mais.
Uma boa forma de usar o jeans no São João é usar a camiseta jeans, que vem se mantendo como queridinha dos últimos anos e coringa dos guarda-roupas. Ela tem clima de festa junina e é uma alternativa para as moças que querem evitar a camiseta xadrez.



CHITA

A chita veio com as cores da Índia, se popularizou na Europa antes de embarcar no Brasil e por aqui fazer morada, principalmente no nordeste. Ele andou um pouco sumido, desvalorizado, difícil de ser encontrado nos vestidos das moças, mas vamos combinar que não há tecido que se harmonize mais com a nossa alegria junina.
E como somos um povo que sempre renova e mistura tudo, por que não reinventar mais uma vez a chita? Além de usar em saias, blusas e vestidos, pode-se colocar o tecido de chita como acessório na cabeça ou fazer aplicações de chita na camiseta jeans. É só não perder de vista o colorido da festa!




Mais inspirações...

Por fim, mostramos inspirações gerais, que podem se unir a festa e ao frio. Por que não dar um colorido e se proteger do frio ao mesmo tempo com um blazer colorido? Ou um vestido floral tipicamente de verão usado com casaco e meia-calça? Ou, por que não usar uma calça colorida e uma peça mais sóbria em cima? E lembramos também da jaqueta de couro, clássico que nunca falha na combinação estilo e frio. Lembrando também de aproveitar para usar sapatos mais fechados e botas, afinal é São João, mas São Pedro gosta de mostrar sua presença e trazer chuva para as noites de junho.
Não pensamos em tendências. Não pensamos em receita de bolo. Pensamos apenas em mocinhas que gostam de ir buscar na internet fotos com inspirações. Não tem regra! Afinal, quer liberdade maior do que ir a uma festa num lugar que se chama Parque do Povo? Além disso, se vestir para posar para uma revista deve ser bom, mas se vestir para viver e festejar é bem melhor!







Gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário